Fim do `Sr. e Sra. Cabeça de Batata´: brinquedo icônico adota gênero neutro

A terceira maior fabricante de brinquedos do mundo, Hasbro, anunciou que está retirando os pronomes “Sr. e Sra.” dos personagens Cabeça de Batata para promover a igualdade de gênero e a inclusão.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (25) e a partir do final deste ano, o brinquedo de sete décadas passará a ser conhecido simplesmente como “Cabeça de Batata”.

A empresa também anunciou que a marca será reinventada para o consumidor “moderno”, conforme um comunicado no site do fabricante. 

Sr. e Sra. Cabeça de Batata

Inspiração para o desenho da Disney, Toy Story, os dois personagens formam um casal simpático. No lúdico infantil, são duas batatas que ganham vida para interagir no mundo dos brinquedos. 

Na vida real é um brinquedo de plástico para montar e desmontar peças, interativo e com valores educativos, ajudando na coordenação motora, desenvolvimento da linguagem [aprendizado das palavras que compõem o corpo humano e os acessórios] e a percepção de emoções.

Além das partes do corpo para montar [olhos, boca, nariz, orelhas, bigode], existem algumas possibilidades de montagem que reproduzem gestos, expressões e atitudes, como alegria, surpresa ou raiva.

Manipulação da criatividade infantil

Durante décadas as crianças eram estimuladas ao desenvolvimento da imaginação de uma forma inocente, criando e inventando novos personagens a partir das peças disponíveis para a formação do Sr. e Sra. Batata. 

Mas dessa forma, “a empresa considera o brinquedo “limitado” quando se trata de identidade de gênero e estrutura familiar”, disse a gerente geral da Hasbro, Kimberly Boyd, em entrevista à revista de negócios Fast Company. “A cultura evoluiu”, ela acrescentou.

Rich Ferraro, o principal fornecedor de comunicações da Glaad, uma organização de defesa LGBT, aplaudiu a mudança, dizendo que era parte de “um movimento maior em direção a uma maior diversidade e inclusão em brinquedos e mídia voltada para crianças”.

Fonte: Guiame/ Com informações de AFP e New York Times.

Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, n°262
Costa Azul, Salvador – BA, 41760-035